segunda-feira, 3 de junho de 2013

RELACIONAMENTO E AMOR




RELACIONAMENTO / AMOR

..." Segundo a GRAÇA de Deus, que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o FUNDAMENTO, e outro edifica sobre ele,  mas veja cada um como edifica sobre ele...Porque ninguém pode  colocar OUTRO FUNDAMENTO, além do que já está posto, o qual é JESUS CRISTO...(1Cor.3:10-23, 2Co.11:4; Gál.1:6-12; Ef.2:20).

Relacionamento inicia-se nEle, por Ele, e para Ele, Ele é o princípio, Ele é o fim, Nele habita TODA plenitude de Deus, todas as coisas existem por meio dEle e sem Ele nada do que foi feito se fez, Ele é o primogênito de toda criação...E sua essência é AMOR...João nos diz que: Sabemos que passamos da MORTE para a VIDA, quando amamos uns aos outros, aquele que não ama, permanece na MORTE..ISSO É FUNDAMENTO...
É muito importante dizer: Frequentar  um grupo religioso, conhecer  uma doutrina,  uma teologia, um credo,  não necessáriamente  lhe faz  saber que está dentro do FUNDAMENTO.
Muitos infelizmente,  sem nascer de novo, sem estar em Cristo, construiram seus fundamentos em uma doutrina, em uma denominação, em uma forma de culto, em uma forma de música, e lá dentro  ainda só havia trevas, dai o alto índice da estatística dentro do mundo religioso, que nos mostra, que 87% dos relacionamentos dentro da religião estão falidos, quebrados e rompidos..
Qualquer outro fundamento que não seja Cristo, o AMOR,  é  construido debaixo de trevas e morte...
Diz o mestre do amor::Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei, E ASSIM TODOS SABERÃO QUE SOIS MEUS DISCÍPULOS...ISSO É FUNDAMENTO!  
..."portanto, TUDO, o que  quereis que os outros vos faça. fazei vós primeiro"

Todo ser humano  que não está em Cristo é controlado pela alma(sentimentos, vontade, pensamentos, desejos e prazer),  por si mesmo, pela sua vontade, por seu prazer e desejos..
TODO SER HUMANO QUE NÃO ESTÁ EM CRISTO, É  EGOISTA!!! Está em trevas, está morto, e ainda assim, pensa que está dentro de um relacionamento.Pensa só é em si, quer tudo para si, por mais que se esforce para ser diferente, é essência dele, é natureza desse ser humano sem Cristo..Não existe possibilidade de fazer qualquer ser humano sem Cristo pensar no outro, pois naturalmente sua semente é apenas de Egoismo, pensar sempre em si próprio..  É muito importante saber, que se deixar, nossa alma exige TUDO para nós, sempre,  em primeiro lugar e em segundo também...Todo o ser humano tem uma alma(pensamento, sentimentos, emoções, exigentes, egoísta, voltada prioritariamente para si), sendo assim é importante  iniciar uma avaliação  a respeito do que espero em um relacionamento.
Gostaria que cada amigo(a) leitor(a), entendesse a respeito de FUNDAMENTOS...
Sl.11:3 - Ora, se os FUNDAMENTOS forem destruidos, o que poderá fazer o homem......
A questão  não é de saber, de reuniões, cultos,  grupos,  músicas,  pregações, doações. e sim de FUNDAMENTOS, e não havendo FUNDAMENTOS, pode-se ter reuniões, cultos, pregações, músicas, dinheiro, orações, ainda assim tudo se rompe, tudo é trevas, tudo é morte.....
É preciso avaliar em que fundamentos se inicia todo e qualquer relacionamento, seja inter-pessoal, seja de homem e mulher, seja para namorados, noivos, casados , filhos e pais,  vizinhos,  membros de uma religião... É PRECISO O FUNDAMENTO CORRETO...

Minha  abordagem aqui não é necessáriamente sobre homem e mulher, desejos,  prazer, sexo, namoro, casamento, embora possa ser englobado, mas quero expor sobre RELACIONAMENTO INTER-PESSOAL,entre seres humanos. TODO ser humano busca desenfreadamente por se relacionar, pois está dentro de sua formação  genética  esse desejo, pois ele foi criado essencialmente para relacionar-se. Deus, aquele que criou o ser humano, a sua imagem e semelhança, de onde herda-se o gens relacionais, é um Deus de relacionamento, está intriseco  em  sua  essência, relacionar-se...Não tem como não fazê-lo, pois é uma forma natural, biológica, necessidade preemente de cada ser humano, pelo fato de ser criado por um deus de relacionamento...
Por essa  essência natural, do ser humano, de  relacionar-se, após o pecado(desviar-se do alvo) o ser humano foi enganado, com um grande engano, e lembre-se, engano só é engano quando é parecido com o verdadeiro...Todo ser humano por causa do pecado PERDEU a essência pra se relacionar. Agora no  ser humano não há  mais possibilidade de relacionamento e tudo o que  acontece entre eles é CONVÍVIO e no CONVÍVIO Deus, não se compromete..


A etimologia da palavra relacionamento interpessoal


 Relacionamento deriva de relacionar+mento..relacionar vem de relação, que deriva do latim relatio, ônis....AÇÃO DE DAR EM RETORNO.

Interpessoal - Relativo, ou que envolve relação entre duas ou mais pessoas...No interior de dois..

Bem, minha  postura ao escrever esse assunto  declina de um entendimento e revelação no campo espiritual, e não no campo sócio-filo-antropológico, embora,  em  entendendo o verdadeiro sentido de relacionar-se, necessáriamente perpassará todos esses campos..

Qual o fundamento  para  inter-relacionarmos, ou relacionarmos uns com os outros?
Bem, o ÚNICO FUNDAMENTO é CRISTO, já vimos né?


Relacionamento tem seu início  no momento  em que o Deus de relacionamento cria o ser humano a Sua imagem  e semelhança, dando-lhes o mesmo espírito, a mesma essência, a mesma semente, a mesma forma e única de  conviver na terra,  relacionar-se...
Gen.1:26-28 - Deus é um Deus de relacionamento, é  genético isso, sendo nós seus filhos, de  igual modo fomos criados seres  relacionais, é essência,  é gens, não se precisa criar  nada, fazer esforço, está inerente ao ser criado pelo criador  relacional..
Quando Deus, que é espírito, que é AMOR, que é relacionamento, criou o primeiro casal,  impartiu  neles,  o mesmo espírito, somos filhos do espírito,  que os tornou capazes de  ser  igual ao divino, com capacidade para relacionar-se entre si, o criador e sua criatura...Os tres tornaram-se um(comunhão),  prenunciando desde então o EMANUEL, Deus conosco...
Era natural, a forma sobrenatural deles se relacionarem,  isso era projeto para toda humanidade, que fossem UM,  que tivessem todos o mesmo espírito, e vivessem em unidade(filp.2:; ef.4:6)..O divino humanizando-de  na terra, afim de que o homem manifestasse  aquilo que é divino..
O  espírito de Deus almagamado com o espírito do ser criado,  aprisionados pelo vínculo do AMOR, cordas do amor, o que Jesus,  mais tarde vai chamar, da mesma glória que tu me destes. Esse era o único modelo de relacionamento estabelecido pela vida, que era Deus, que estava em Cristo, que é amor...Os três tornando-se UM, céu e terra se unindo e vivendo um estilo de vida  de serviço,  e AMOR, permeado pelo vínculo da perfeição...Cristo em nós..

O diabo,  roubou isso!!!! 

Matou o ser humano, retirou do ser humano aquilo que era de Deus, a semente, a essencia, o vínculo, o  amor, aquilo que era divino, o relacionamento..
Após o pecado(desviar-se do alvo), e o alvo era  Deus relacionando com a humanidade através de seus filhos, filhos do espírito. O SER HUMANO PERDEU A CAPACIDADE INERENTE,  DE INTER-RELACIONAR-SE!!! O ser humano PECOU(desviou-se desse alvo)
Atenção!!!!! Tudo aquilo que o ser humano, tenta arduamente para  manter  relacionamento interpessoais, sempre é, frustração, decepção, tristeza e rompimentos doloridos, e sempre será, pois sempre será o ser humano morto, em pecado, desviado de Deus, da semente do relacionamento, do AMOR, tentando  por sua própria força e entendimento,  relacionar-se uns com os outros..NÃO É POSSÍVEL....
Não existe relacionamento fora de Deus, fora do espírito, fora do AMOR, fora dessa semente  que nos foi dada no Édem e lá também nos foi roubada...POR ISSO SE FAZ NECESSÁRIO TODOS NASCER DE NOVO...REGENERAÇÃO,  significando de volta ao  gens divino, o único  capaz,  dentro de si de produzir relacionamento...
Queridos, entendam: SÓ  É POSSÍVEL RELACIONAR-SE  NA BASE DO AMOR, SEM AMOR NÃO HÁ DEUS, SEM DEUS NÃO HÁ RELACIONAMENTO..
Só existe relacionamento onde há amor,  se não há amor, existe CONVÍVIO e isso é decepcionante e frustrante, sempre...São mortos tentando enterrar seus mortos...Cego guiando outro cego..

A única estrada para o AMOR transitar é o relacionamento...

Quero reproduzir aqui  um pouco, o estilo de vida dos seres humanos, mortos, sem Cristo, sem Deus, sem amor, sem  relacionamento...não para acusar ou expor, mas para  analisarmos e se for preciso nascermos novamente..
Homicidas, invejosos, infiéis, mais amantes de si do que amantes de Deus, partidários,  competidores infiéis, maldosos, levianos,  traidores, sem afeição natural, prostitutos, corruptos, corruptores, independentes, cínicos,  egoistas, mal, perversos, idólatras, religiosos, ciumentos,  cínicos,  irancudos,  supeitadores de mal, caluniadores, prostitutos, descontrolados,  controladores,  fofoqueiros, perniciosos, opressores e maledicentes..Você pode incluir o que se quiser aqui, a respeito do ser humano, POIS NÃO HÁ SURPRESA NISSO AQUI, É DA NATUREZA DO  SER HUMANO EM CUMPLICIDADE COM o mal, após  a morte, o pecado...NÃO EXISTE NENHUMA POSSIBILIDADE DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL COM TODO ESSE ESPÍRITO dentro da raça humana...
Todo ser humano luta para ser educado, cordial,  amável, simpático, amigo, compreensivo e tal, até se inciar um convívio mais próximo, daí vão surgindo os medos, os enclausuramentos, as opressões,  os controles,  as neuroses, as rixas, os ciúmes, o ódio, a raiva, as intolerâncias,  etc....
Ef.4:17-31; Ef.5:3:8; Rom.1:18-32; 1Cor.6:8-11; Col.3:7-10;(queridos, por favor, leiam esses textos)
Graças a Deus, que Ele mesmo nos providenciou uma  estonteante e tão grande salvação, nos reconciliando na cruz com Ele próprio, nos tirando das mãos das potestades do mal e nos transportando para o reino do filho de seu amor(Col.1:13-14), e nos fazendo gerar de novo, renascer, nascer novamente em Cristo, e é apenas nEle, e somente nEle que temos acesso  ao trono do amor e do relacionamento interpessoal...
Quero reproduzir um pouco aqui, o estilo de vida dos seres humanos que estão vivos em Cristo, reconciliados, salvos, perdoados, livres, libertos, incluidos em um só corpo e um só espírito..
Amor, amor, amor, amor, amor, deus, amor, deus, amor, jesus cristo, amor, espírito santo, amor, deus, amor e amor...Serviço, perdão, misericórdia, verdade, justiça,  compaixão, simplicidade, mansidão, domínio próprio, serviço, suporte, comprometidos, fiéis, misericórdia, humildade, perdão, compaixão, paciência, compreensão,, tolerante, confiante, cumplicidade, amizade, cooperativo etc..
1Cor.2:9-16; 1Cor.12:12-31; 1Cor.13:1-10; 2Cor.4:4-15; 2Cor.6:3-10; Gál.5:22-26; Gál.6:1-2;Ef´.1 e 2; Ef´4:22-32; Ef.5:1-2;9; Filp.2:1-7;Filp.4:4-9;Col.3:1-17;(queridos, por favor leiam o as referencias).
Bem, Deus não se equivocou, ele não perdeu seu propósito inicial, que bom que ele segue adiante, ainda que eu não creia e não corresponda, ele continua com seu propósito, Ele nos reconciliou com Ele mesmo, depositou seu espírito em nós nos tornando novamente UM com Ele, nos deu de sua glória, (que é essa capacidade de nos fazer um  com Ele), vínculo da perfeição...Só é possível ter relacionamento dessa forma!
Se isso for uma revelação pra você,  não mais terá surpresas, decepções,  precipitações , exigências, e sim compreenderá mais o ser humano, passará a ter mais misericórdia com os que estão dentro e com os que estão fora, mesmo parecendo estarem  dentro,  pois  o que os define  é o dia a dia...
Queridos(as) não se precipitem em iniciar um relacionamento!
Entenda um apouco sobre PAIXÃO E AMOR..
Paixão - É um sentimento, que está ligado a alma(sentimentos, vontades, desejos, prazer, pensamentos). A alma é  importante, porém após o pecado(morte, desvio do propósito), o ser humano perdeu a essência divina, a vida do espírito, a vida do AMOR e passou a ser controlado por seus próprios sentimentos e vontade e em cumplicidade com as trevas...TODO SER HUMANO SEM CRISTO, está controlado pela alma e guiado pelas trevas...Cegos...
Não fomos chamados para vivermos na alma e sim no espírito...
A maioria dos relacionamento inicia-se na alma, sem fundamentos,  apenas nos desejos, prazeres,  vontades naturais e por vários motivos, motivos esses que  não demoram muito e quando demoram é por causa dos filhos,  por um nome,  sobrenome,  cargo ou outros...NÃO HÁ FUNDAMENTO.
AMOR - Não é  Sentimento...Amor é uma PESSOA..Deus é AMOR......
Deus nos criou seres espirituais como Ele é...Sua imagem e semelhança, e colocou dentro de nós sua essência, seu fôlego, seu sopro, sua vida, e sua essência é AMOR..João diz..Aquele que não  ama não conhece a Deus, porque Deus é amor..(1Jo.4:7-8)..Nisto sabemos que passamos da MORTE  para  a VIDA, quando amamos uns aos outros, aquele que não ama permanece na morte..(1Jo.3:14).
Deus nos reconcilou consigo mesmo na Cruz e  nos deu novamente de sua essência, seu espírito,  sua imagem e o AMOR...
Amor está ligado ao espírito, somos seres espirituais...Somos seres do AMOR...
E o que é o AMOR? 
Paulo nos responde...
O amor é:
paciente
benigno
perdoador
manso
dominio próprio
suportador
perdoador
não tem ciumes
não é arrogante
não suspeita mal
busca mais o interesse do outro do que o seu próprio
considera o outro superior a si mesmo
 O AMOR NUNCA ACABA
Só com esse entendimento aberto é que é possível  relacionar-se!

Meu clamor é para que haja um entendimento tão claro, tão aberto, tão iluminado, que possamos ser porta vozes dessa verdade em amor, sem culpas e dedos apontados...
Relacionamento que  também podemos chamar de comunhão, É SÓ ELE QUE PRODUZ, Fez isso no Édem,  o ser humano perdeu, o diabo, roubou, matou a semente,  Deus a restaurou na Cruz em sua ressurreição, TODOS PODEM VOLTAR A VIDA, TODOS PODEM VOLTAR AO AMOR, TODOS PODEM VOLTAR AO RELACIONAMENTO!!! só e somente NEle, nascendo de novo..O sistema religioso não produz isso, cultos e pregações não produzem  isso,  grupos menores, grupos em casa, não produz isso, a teologia não produz isso, o conhecimento intelectual não produz isso, o sobrenome não produz isso,. 
ESSE É PODER DO EVANGELHO  QUE É O PODER DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ..Você crê?

O ÚNICO E O MAIOR E MAIS PODEROSO PODER DELEGADO AOS HOMENS CAPAZ DE UNI-LOS EM RELACIONAMENTO INTER-PESSOAL...É O AMOR...

Não esqueça! 
Só  há relacionamento  no AMOR
O AMOR só pode transitar na estrada do relacionamento... 
Tudo o mais que existe sem AMOR, não é relacionamento é CONVÍVIO e no CONVÍVIO, Deus não se compromete....



ricardo brunet

pelos vínculos do calvário

Um comentário: