quinta-feira, 2 de maio de 2013

IGREJA, SABENDO ISSO...


Sabendo Isso...

Ef..1:22-23 - E sujeitou  todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como  CABEÇA da igreja, que é o seu CORPO, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos..



Queridos, gostaria de compartilhar um pouco sobre o que creio, o que vivo, o que entendo  escriturísticamente  sobre, IGREJA...E isso não significa absolutamente que eu seja absoluto no assunto..
Creio que pode ser um  norte, diante de tantas confusões, incertezas, dúvidas e equívocos sobre esse tema tão significante para transformação do ser humano e de sua sociedade...
É muito importante saber, tomar conhecimento,  entender nossa origem verdadeira, o que a bíblia diz, o que Deus diz, o que Jesus diz,  o que os primeiros discípulos disseram,  o que os contemporâneos nossos  falam. Quero incentivá-los então a tomar conhecimento e depois refltirem para ver se as coisas são assim mesmo..

ATENÇÃO...O termo "Igreja",  que entendemos hoje em dia através de nossa língua portuguesa, não existe nas escrituras...Deus nunca pensou assim, Jesus nunca pensou assim, os discípulos nunca pensaram assim..
O termo "Igreja" como conhecemos hoje, foi introduzido na história e na literatura religiosa a partir do Séc. IV, com  Constantino, conhecido como o primeiro Imperador e semi-deus da antiga roma e do império romano.(veja mais em pesquisa pessoal).
 Igreja - Ekkllésia - Significa assembléia-- Era uma assembléia de caráter político, na antiga grécia, onde se reuniam para deliberarem sobre  assuntos pertinentes as necessidades da cidade e pessoas..
No original  grego o termo usado era OIKOS, que significa CASA,  local onde os seguidores de Cristo  em sua mairoria das vezes se reuniam...
É IMPORTANTE SABER: Desde o início que o pensamento de Deus, o criador, o  gerador de tudo e de todos, nunca  planejou em sua essência e propósito  eterno, de  reuniões em, locais, sejam casas, templos,  e outros...Mas sim, seu eterno propósito era HABITAR NO HOMEM e esse,  ser sua imagem na terra, multiplicando-a por onde caminhasse.
Desde o Gênesis o propósito de Deus, era  habitar com os homens, fazer morada, tabernacular, ser o EMANUEL(deus conosco). Gen.1:26-28..Deus criou o ser humano a Sua imagem e semelhança, introduziu nele a única forma de vida(Zoé), almagamando  seu espírito com o espírito do homem, tornando-se um, e lhe deu uma ordem: Frutifiquem, multipliquem e encham a terra..Desde o ínício  é esse o propósito do criador..
Quando estivermos diante das escrituras e nos depararmos com o vocábulo "igreja", podemos fazer um esforço mental para dissassociar da compreensão  moderna, imposta desde o séc.IV e V, pelo sitema vigente religioso.
No contexto original, OIKOS, (casa) podemos pensar em pessoas e nem assim em forma de reunião, embora quando os discípulos se encontravam na maioria das vezes se encontravam  nas casas, mas poderiam se encontrar também nas ruas, nas praças, nas esquinas,  debaixo das árvores, nos templos e sinagogas, ou em qualquer outro lugar, pois eles sabiam que  o propósito não estava no  local ou em como se reuniam e sim que eles mesmo era o lugar da presença do EMANUEL, e precisavam levar essa verdade em diante(Mat.28:16-20).
O pensar divino nunca estivera focado em uma concentração de pessoas, reunião, organização, estruturas, e sim no INDIVÍDUO, buscando sempre transformá-lo em um lugar de HABITAÇÃO, SUA MORADA.
Desde Adão até a nova jerusalém a idéia de Deus é vir e habitar na terra em e através do homem e que esse pudesse ser transformado em sua semelhança e multiplicasse essa imagem por onde caminhasse. Era a possibilidade de Ele ser Ele em nós pelo Espírito, afim de que enquanto caminhássemos em nosso dia a dia debaixo das pressões da vida, pudéssemos revelar a sociedade, um estilo de vida diferente da forma de pensar e viver da raça humana após o pecado(desviar-se do propósito). Ele em nós é a manifestação de Deus na terra, é a revelação de Cristo em nossa sociedade, é seu  propósito eterno antes da fundação  das eras, e sua ordenança  foi que,  deveríamos  frutificar essa imagem em toda a terra por onde caminhássemos..É SÓ ISSO.....Porém, não  faça logo um julgamento teológico e crítico sem antes ler todo o texto, por favor!
O escritor do livro de Hebreus tinha esse entendimento:(heb.3:6). A MORADA DE DEUS É O SER HUMANO, para quem deseja entender de verdade sem  a tendência pré-estabelecida há anos pelo sistema religioso, encontrará em toda as Escrituras  de uma forma bem simples e clara, que a morada de DEUS É NA VIDA DOS SERES HUMANOS...
Não existe variações de tempo, nem de pensamento nem de forma de existir divino. Desde o Édem até a nova jerusalém, Ele sempre quiz um povo, uma terra, no qual Ele pudesse vir e tabernacular e então  ter sua expressão na humanidade e todos o pudessem conhecê-lo dessa foram, assim TODA A TERRA SERÁ CHEIA DE SUA PRESENÇA...
É importante termos uma clara compreensão o que Deus almejava desde o princípio era que ele pudesse ter COMUNHÃO, com a raça humana, sua perfeita criação, mas veja e entenda, o conceito de comunhão muitas vezes  falado em nosso meio não é o correto, no sentido de se estar juntos,  convivência,  comer juntos, e mais..Não, COMUNHÃO  tem um outro sentido e eu quero dar uma passadinha rapidamente nesse nosso caminhar..
COMUNHÃO - Comunhão é o que Deus fez em nós, conosco, pelo seu Espírito...
Veja 1Jo.1:1-7  - João teve uma revelação séria, profunda, real como Senhor Jesus Cristo, e agora ele passa a convocar os discípulos a contemplá-lo,afim de que todos também tenham comunhão com Ele..
Ter COMUNHÃO com Cristo é ESTAR nÊle, e isso só Deus pode fazer, pois Deus nos incluiu em Cristo desde a fundação do mundo..Ele nos re-conciliou consigo mesmo através de Cristo Jesus..Deus estava em Cristo reconciliando(voltando a ter comunhão)  o mundo consigo mesmo
A semelhança lá no Édem, diferentemente do que  acostumamos a ouvir, Deus não apenas queria conversar com Adão e Eva,  mas sim, ter COMUNHÃO, com eles, ou seja, morar dentro deles, pelo espírito, sua imagem, sua semente, seu hálito, seu sopro divino impartido dentro deles.. COMUNHÃO, não é bate papo, oração,  estar juntos algumas vezes..COMUNHÃO, é estar NÊLE, e isso é obra dÊle.
Com os dicípulos de Cristo  no início do primeiro século depois de Cristo, havia COMUNHÃO, e isso é fundamental para que se possa ser chamado igreja...At.2:42-47 .. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos(Jesus Cristo), na COMUNHÃO(permaneciam nÊle)(Mat.10:40, Jo.13:20; Jo.14:20.23).
João em sua espístola continua a dizer: "O que vimos e ouvimos isso vos anunciamos para que tenhais COMUNHÃO conosco; e a nossa COMUNHÃO é como Pai, e com seu filho Jesus Cristo...Se dissermos que temos comunhão  com Ele, e andarmos em trevas, de fato não estamos nÊle, mentimos e não praticamos a verdade......Ma se andarmos na luz como Ele na luz está, temos comunhão UNS COM OS OUTROS......
Isso é uma quebra de paradigma.... COMUNHÃO é o Espírito de Cristo almagamado em nosso espírito nos fazendo dessa forma UM com ele...(Jo.17:11,21-24). Bem,  Deixei essa possibilidade para você leitor, pensar e refletir um pouco  sobre esse tema da comunhão..
Desde o início de todas as coisas, o que Deus almejava era um povo que O conhecesse e mantivesse comunhão com Ele,  e O expressasse no dia a dia  em sua sociedade.
Ele iniciou o processo com Adão e Eva, no jardim, que era na terra e não nos céus, Ele queria morar na terra, fazer da terra uma colônia onde ele pudesse reinar atavés dos homens, expressando-se através de sua semente nos homens. Esse casal  perdeu o alvo, e declinaram diante do propósito eterno de Deu, mas Deus não!
Na morte do ser humano(perda da semente divina, perda do alvo)..toda alma que pecar morrerá, porque o salário do pecado(desviar-se do propósito) é a morte,o ser humano perdeu a possibilidade de COMUNHÃO, Deus não podia mais MORAR na terra, embora Ele não tivesse perdido seu propósito, pois Ele não pactuava com o pecado(perda do propósito), então Ele tinha  uma visão de prosseguimento  a seu propósito, chamou Abraão e lhe disse: faça um altar...
Chamou Moisés e lhe ordenou: Faça uma tenda, um tabernáculo..Ele não  poderia habitar agora, mas queria se aproximar para que os homens não perdesse de vista seu propósito e amor..
Para Davi disse: faça um templo...
E assim Ele continuou  em busca  de realizar seu propósito na tera, encher a terra de homens e mulheres semelhantes a Ele mesmo..
Então ele mesmo decidiu se tornar homem. Deus se fez homem para que os homens pudessem ser parecidos com Deus.Você pode estar pensando e que tudo isso tem a ver com "igreja", eu diria: tudo....Se não compreendermos esses FUNDAMENTOS, sempre edificaremos  de forma errada e confusa(Sal. 11:3).
Jesus Cristo era o Deus encarnado, Ele não  encontrou alguém que pudesse resolver o  problema do pecado,da separação dos homens com Ele mesmo,  da ruptura da comunhão, então  deu seguimento ao seu propósito se fazendo homem, Cristo, que é a imagem exata de seu ser(Heb.1:3, Col.1:15; 2Pe.1:4).
Deus estava em Cristo reconciliando novamente o Édem, ou seja, o homem consigo mesmo, recuperando  o propósito eterno, voltando a COMUNHÃO,  erradicando o poder da morte e trazendo vida, a vida dEle, única  a ser vivida de verdade na terra. DEUS EM CRISTO É O EMANUEL NA TERRA..
Ma Ele queria mais, ele não queria altar,  tenda, tabernáculo, templo, ele queria fazer MORADA na terra definitivamente, em e  através dos homens, mas por enquanto Ele estava em Cristo , toda divindade estava nEle.(2Cor.4:4; Col.1:15,19; Col.2:9). Ele contiuava com seu propósito, ser EMANUEL(deus conosco).
Deus em Cristo, era Deus entre nós e não em nós, o propósito não estava totalmente realizado em Cristo, seu desejo era vir e fazer MORADA em nós.. 
Queridos, irmãos, estão percebendo que é uma caminhada, Ele não quer vir de passagem, e depois ir, ele quer habitar, fazer morada, tabernacular com o ser humano, e nessa caminhada  colocar seu propósito eterno em andamento..
Em Cristo, Deus em Cristo na terra, era a expressão exata de seu ser, a imagem perfeita da divindade na terra, porém, o Deus encarnado não poderia morar em duas pessoas ao mesmo tempo! Ele se fez  carne, para que enquanto humano pudesse anunciar aos humanos que queria transformá-los a sua imagem na terra e era preciso então que Ele voltasse a ser espírito, afim de habitar pra sempre no homem, cumprindo assim seu eterno propósito..
EMANUEL, é o seu propósito...(Is. 7:14; Mat.1:23) - ..Portanto  o mesmo senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará a luz um filho, e será o seu nome emanuel.
Deus não mudou, seu propósito não mudou, embora o tempo, as circunstâncias, a teologia, os homens, o diabo, e o sistema religoso trabalhem arduamente para pesuadir o  homem a mudar de foco e não compreender o propósito eterno de Deus, Ele não mudou..Ele quer um povo em que Ele possa morar pra sempre e multiplicar sua imagem aqui na terra onde ele quer ser rei e senhor...
Quero lembrar aos  meus  leitores que  o propósito de Deus nada tem a ver com reuniões, cultos, empreendimentos,  estruturas, organizações, assembléias e organizações...Preste bem atenção que no fim desse texto você irá compreender muito bem, ou não..Porém se tivermos uma visão clara que seu propósito é morar no homem e fazer dele sua morada e habitação eterna, e esse homem em obediência, frutificar essa imagem por onde caminhar, então  nenhum problema que se tenha reuniões,  templos, casas,  cultos,  músicas, organizações e outros..Não sendo assim, tudo passa a ser os homens construindo suas invenções afim de agradar os homens e em cumplicidade com lucifer que os desviou do propósito eterno do pai..Muito sério isso..
DEUS QUER UMA CASA..(Se você deseja saber um pouco mais sobre esse assunto , pode ler meu livro: Amor, a manifestação de Jesus na terra).
Heb.3:5-6 - E na verdade Moisés foi fiel em toda sua casa, como servo, para testemunho das coisas em que se haviam de anunciar, Mas Cristo,como filho sobre sua própria CASA, cuja CASA somos nós.....(Gên.28:17; Luc.19:46; Jo.2:16; Jo.14:2;)
Deus encarnado era parte do cumprimento da promessa, pois o que estava em seu coração era habitar no homem e não apenas entre os homens..Isso podemos ver  em todas as escrituras através das profecias, símbolos e tipos do velho testamento..
Enquanto Deus estava na terra em forma de homem, na pessoa de Jesus Cristo, Ele então passou a ensinar e declarar seu propósito eterno do qual nunca o abandonou nem se desviou....
Vamos ver o  que nosso Senhor ensinava enquanto estava  na terra como o Deus encarnado.
Mat.10:40 - .."Quem vos recebe, a mim me recebe, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou..
Jo.10:30- Eu e o Pai somos um.
Jo.12:26 - Se alguém me serve, siga-me, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém me servir, meu pai o honrará..
Jo.12:45 - E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.
Jo.13:20 - Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que Eu enviar me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou..
Jo.14:1-6,11. - Na CASA de meu  Pai há muitas moradas...Muitos fazem confusão aqui, imaginando  sem  conhecimento correto, que Jesus está falando de sua segunda vinda, ou está falando dos céus, e de algo escatológico...Não está...Ele está falando dÊle mesmo, dizendo que a casa do pai é ELE mesmo, é Deus a qual veremos depois que somos nós..
Quando Ele diz vou  preparar-vos lugar, está falando de sua necessidade em obediência de cumprir o que lhe estava proposto, morrer e ressuscitar para que pudesse tornar-se novamente espírito e HABITAR dentro do ser humano, derramar isso  que vistes...E quando Ele for,  morrer e ressuscitar,  levará os seus para estarem com Ele mesmo, em Deus,  é, e sempre foi esse o propósito..."E vos levarei pra mim mesmo, que coisa heinnn, somos seu corpo, ele está em nós e nós nEle, para que onde eu estiver estejais vós também, e  o lugar que ele está é  com  o pai, e já vimos que o pai habita em nós, em sua CASA. Está entendendo?
Jo.14:20-23 ´Nosso Senhor continua a nos ensinar  sobre Sua morada, seu propósito eterno,  sabedor que em carne não poderia HABITAR em todos de uma só vez, então  continua a nos falar:
"Naquele dia(o dia que  ele for e o espírito vier, aconteceu em pentencostes) conhecereis que estou em meu pai, e vós em mim, e eu em vós, muito claro neh? Aquele que tem os meus mandamentos(amai-vos uns aos outros) e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele; Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu pai o  amará e viremos para ele  e faremos nele MORADA...(Ef.2:20-22; 1Co.3:16-17).
Jo.16:16 - Jesus volta a dizer as mesmas coisas...Um pouco e não me vereis, e outra vez um pouco e ver-me-eis, porque vou para o pai...Ele sabe exatamente o que ele está fazendo,  cumprindo seu propósito, de vir morar pra sempre  como propósito do pai desde a fundação das eras...Ele morre, passa tres dias, ressuscita e volta em espírito, como ele é verdadeiramente, e foi isso que os discípulos  sentiram no pentencostes, estavam tão alegres,  tontos de alegria, por estarem sentindo  o mesmo sentimento da presença do mestre deles..
Jo.17:20-23 - Para que todos sejam UM, como tu ó pai ,o és em mim, e eu em ti, que também eles sejam UM em nós, para que o mundo creia que tu me enviastes(1Jo.1;1-14), E eu dei-lhes a glória que a mim me destes, para que sejam UM, como nós somos UM, eu neles e tu em mim, para que eles sejam perfeitos na UNIDADE, e para que o mundo conheça  que tu me enviastes, e que os tens amado a eles como tens amado a mim.(Jo.10:16).

DEUS TEM UM CORPO QUE É SUA CASA, SUA MORADA CUJO CABEÇA É CRISTO

Desde o início ele planejou morar, habitar em nós, e nunca perdeu o alvo. Após o ser homem ter perdido o propósito inicial, Ele  mandou que se fizesse altar, depois tendas, tabernáculos, templos, até que ele mesmo  veio em forma de homem para  traze-los de volta a si mesmo, Jesus Cristo o homem, mas ainda não era o cumprimento do propósito, Jesus era a plenitude divina na terra, mas ele precisava ir pra que viesse em espírito, e pudesse  reunir TODOS em um só CORPO..
Vamos pensar sobre um CORPO, como CASA de Deus..
Mat.26:26 - Aqui o Mestre  já estava prenunciando o que seu CORPO deveria fazer em favor dos outros(Jo.2:19-21).
1Cor.11:24 - Fazei isso em memória de mim...Fazer isso o quê? Repartir o corpo em favor do próximo..Se doar..(jo.3:16; 1JO.3:16).
1Cor.6:17-20; 1Cor.10:17; 1Cor.12:12-27; Ef.1:22-23; Ef.2:21-22; Ef.4:4-6; Ef.5:23; 1Tim.3:15; Col.1:18-19; Col.1:24;  Col.2:17-19; Col.3:15)
ATENÇÃO! Gostaria muito que os queridos leitores não deixassem de  ler todas as referências, que considero de vital importância para a abertura de vosso entendimento..

Estamos  portanto entendendo que, Deus para que pudesse morar na terra,precisava de um corpo e por um tempo fez assim em e através de Cristo para que se pudesse tronar modêlo e referencial de vida em comunhão com o pai e fissesse muitos filhos semelhantes a ele.
Quando Cristo deixou o corpo e voltou como espírito, agora ele precisava dar continuidade ao seu eterno propósito MORAR em seu corpo, cujo corpo somos NÓS, veja nada tem a ver com  o entendimento que se tem na modernidade sobre igreja,  o corpo NÃO É A IGREJA NO SENTIDO QUE SE TEM HOJE...
O CORPO é você e eu, onde estivermos, na universidade,  no trabalho,  juntos com os conjuges, filhos, no entretenimento, no transito, nas festas,  nas reuniões religiosas entres irmãos e família, indo e vindo em nossa sociedade como expressão de amor, Cristo em nós...
Há um só CORPO, um só espírito, um só senhor, um só Deus, um só pai, um só amor e um só proceder e uma só forma de pensar...SE CRISTO REALMENTE É O CABEÇA, E CADA UM DE NÓS FORMAMOS O SEU CORPO NA TERRA, não existem duas formas de pensar, nem de agir, SÓ O CABEÇA QUE DETERMINA,  e assim  há unidade, COMUNHÃO do CORPO...Somos todos um só CORPO...Temos todos um ´só espírito..um só SENHOR, se é que estamos nêle e Ele em nós...Se estamos nEle então temos nosso entendimento aberto para compreender tudo com simplicidade sobre o ser igreja,  sem dúvidas, medos,  imposições,  erros,  controles e manipulações, pois ele mesmo nos garantiu que iria nos ensinar TODAS as coisas, e a unção que estaria em nós que é Ele mesmo nos ensinaria todas as coisas, entende?
Bem, de uma forma suscinta, prática, bíblica, simples e sem distorções, vimos que Deus é Emanuel, Deus conosco, que desde o princípio estabeleceu seu propósito de MORAR no homem afim de encher a terra de sua glória, Sua presença, e ele assim fez, estabelecendo  em nós sua MORADA, SUA CASA, SEU TEMPLO, SEU TABERNÁCULO, que bom, que maravilha, que  tremendo!
SOMOS MORADA DE DEUS, CASA DE DEUS, PLENITUDE DE DEUS, é muito  simples e sério..

Queridos, tendo conhecimento que o propósito de Deus não é reunião,  assembléias, cultos,  seja em templos, casas,  ruas,  condomínios, galpões e tal, e sim morar em nós e através de nós se manifestar na terra por onde caminhamos e o levamos, vamos agora procurar entender   a IMPORTÂNCIA  DE ESTAR  JUNTOS COMO UM SÓ CORPO....

SOMOS também  chamados FAMÍLIA de Deus.
Família - Ef.2:19 - E assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros,  mas concidadões dos santos, FAMILIA de Deus.(Ef.3:14-21).

ENTENDA - -  Após o apóstolo Paulo trazer toda essa revelação e entendimento aberto(2Cor.4:3-6), sobre nós, como  o CORPO de Cristo, em quase todas as suas cartas,  ele  não iria se contradizer  quando  na maioria das vezes no final de suas epístolas ele  faz saudações a "igreja" que se reune  na casa de fulano de tal, e na cada de fulana de tal...
Paulo não está dizendo  no original, que "igreja", é por estarem reunidos  em casas, ou em templos, ou nas ruas, não e não, Paulo está dando saudações aos irmãos, ao corpo de CRISTO, A FAMILIA DE DEUS, que por contigencia das necessidades se encontravam para comer, orar, e estudar em algum lugar e o local mais próprio era as casas, até por que era uma cultura já formada.
PRIMEIRO Paulo  ensina, explica arduamente,  incansavelmente  o que ele viu e ouviu da parte de Deus, sobre o que era igreja, Cristo em nós, a esperança da glória,  depois ele vem tentando arrumar a bagunça que o diabo e os homens fizeram tentando institucionalizar aquilo que não pode ser insitucionalizado....

Queridos, com esse entendimento aberto  em nosso espírito, sabendo que  o propósito  único é sermos semelhantes ao mestre do amor e frutificar e multiplicar sua imagem na terra como estilo de vida em nosso dia a dia por onde caminharmos, vamos prosseguir tateando  tentando compreender  sobre a necessidade de nós como CORPO, FAMÍLIA de Deus na terra temos necessidade de nos encontrarmos..

EU COMO MEMBRO DO CORPO DE CRISTO,  TENHO UM ENTENDIMENTO MUITO CLARO QUE POSSO CONTINUAR SENDO  MEMBRO DO CORPO POR ONDE  CAMINHAR E PODER ASSIM  MANIFESTAR SU AMOR E SUA VIDA A TODOS QUANTOS PUDER, SEM NECESSÁRIAMENTE VIVER DEBAIXO DE CULPA SOBRE REUNIÕES,  ASSEMBLÉIAS,  CULTOS, MÚSICAS,  PREGAÇÕES E OUTROS...

Eu sou parte do CORPO de Cristo que está espalhado por toda essa nação, e os demais continentes, de forma que  tenho COMUNHÃO com todos eles, são meus irmãos a despeito de distancia, lingua,  cultura e  forma de se reunir.. Quando encontro um desses meus irmãos, na austrália, no japão, na inglaterra, na América, na África ou no brasil, na mesma hora o  espírito testifica com o meu espírito que estou diante de alguém da família, mesmo senhor, mesmo Deus, mesmo espírito, mesmo amor, mesma fé, mesmo corpo..Sabemos isso na hora..
AGORA VAMOS PENSAR:

Como CORPO, UMA MÃO NÃO PODE  FICAR DISTANTE DO BRAÇO, POIS SE CORTARMOS NOSSA MÃO DO BRAÇO A mão MORRE, a mão não pode dizer, eu não preciso do braço, que coisa horrivel neh?
Um CORPO é um CORPO no todo, e tem um CABEÇA, não fui eu que construi isso, é anatômico,  é espiritual..Um CORPO tem muitos membros interligados...É DA NATUREZA DO CORPO, e isso não podemos mudar...

A mão precisa e muito do braço, pois o sangue corre entre eles, se não tiver sangue circulando não  há vida, e nem unidade no corpo..
De forma que não fui eu quem incluiu  a mão nem o braço no CORPO, todos nós fomos incluidos por Deus em seu CORPO,  cujo cabeça único é ele mesmo. TODOS onde estivermos,  somos um só  CORPO, um só espírito, fomos batizados, TODOS em um só espírito, se é que estamos nêle, e ele está em nós..
SE CRERMOS DESSA FORMA, NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE FICAR SEPARADOS UNS DOS OUTROS...NÃO É SÓ POR QUE EU QUERO, OU PORQUE EU PRECISO, OU PORQUE QUERO SER ABENÇOADO OU CONQUISTAR COISAS, NÃO, É PORQUE somos um só corpo, não tem como sermos separados, se estivermos separados estamos mortos...
Cristo é o CABEÇA, nós o seu CORPO, aquele que preenche TUDO em TODOS...Se estamos incluidos nÊLE, estamos nEle e pronto,  não somos seres individuais, sós, independentes e fazemos o que queremos...
Somos um SÓ CORPO e temos uma só CABEÇA, de onde vem todos os comandos e  orientações..
O pé não pode fiar determinando o que o CABEÇA tem que fazer, como  tem que ser igreja, o que acho, o que penso, como deve ser,  o pé simplemsnte entende o que o CABEÇA, pré-determinou e obedece ou não..Da mesma forma a mão não pode ficar tentando dissuadir  a perna  a fazer o que ela quer, pensa ou acha a respeito do que é igreja, do que é isso, como ser aquilo e outros..TODOS JUNTOS DE UMA SÓ FORMA DEVEM OUVIR JUNTOS,  EM UM SÓ ESPÍRITO O QUE O CABEÇA  PENSA E DIZ TUDO SOBRE SEU CORPO...e não   contrário..

 É MUITO IMPORTANTE ENTENDER QUE ELE JÁ NOS UNIU EM SUA MORTE E RESSURREIÇÃO E PELO SEU ESPÍRITO NOS FEZ UM, nada posso fazer,  para que fossemos um,  para termos comunhão, para  vivermos em comunidade, ELE JÁ O FEZ EM CRISTO....SOMOS UM....UM SÓ CORPO, UM SÓ ESPÍRITO, UM SÓ BATISMO, UM SÓ SENHOR, UM SÓ CABEÇA, UM SÓ CORPO, UMA SÓ FAMÍLIA,  UMA SÓ FÉ, UM SÓ AMOR...

Por entender dessa forma e saber que o braço não pode estar separado dos olhos,  o nariz da mão, ou ouvidos dos pés, e assim por diante, pois somos um só corpo, unidos em Cristo, estamos juntos e precisamos por necessidade, falta,  dependência, estarmos juntos uns com os outros..

UMA MÃO NÃO SOBREVIVE SOZINHA NEM TÃO POUCO  UM PÉ, OU UM OUVIDO...TODOS PRECISAMOS UNS DOS OUTROS..

Assim, então e por esse entendimento, durante a semana, e seria bom se pudesse ser todos os dias, estamos juntos com os demais membros do CORPO, nos ENCONTRAMOS PORQUE TEMOS NECESSIDADES, TEMOS PRAZER  DE ESTAR JUNTOS, do contrário não sobrevivemos,  e quando nos encontramos temos prazer em estar juntos, para nos ver, nos abraçar,  comermos juntos, participarmos da mesa juntos,  brincarmos juntos,  cantarmos juntos,  louvarmos juntos,  edificarmos juntos, amarmos uns aos outros, servirmos uns aos outros, perdoarmos uns aos outros,  suportarmos uns aos outros, aprendermos juntos ensinarmos juntos e  ajudar uns aos outros em suas debilidades e cooperarmos no crescimento mútuo do corpo, que vai crescendo  como edificio santo  diante do senhor..

Se temos essa  revelação clara de quem  somos, somos um só corpo,  temos comunhão, somos um, temos um só espírito, e temos prazer voluntáriamente de estarmos juntos, então  fica a critério de cada um,  a forma onde e como se reunir, ou nos ajuntar.
Pode ser nas casas, pode ser em templos, pode ser debaixo de uma árvore,  pode ser nos escritórios,  nas fábricas, nos galpões ou em qualquer outro lugar que juntos desejarmos. Ali podemos  cantar, louvarmos,  uns podem ter hinos, outros profecias, outros ensino, outros interpretações de línguas, outros  revelação e assim todo o CORPO  é ministrado pelo CABEÇA, em AMOR, sem confusão, culpa,  força,  manipulação, controle. No decorrer da semana podemos estar na casa uns dos outros,  cooperando  da forma que for preciso, comendo juntos, e nos alegrando com as conquistas e chorando com as derrotas uns dos outros..
Podemos estar compartilhando com as necessidades dos santos, membros do corpo, naquilo que for necessário..
Podemos estar estudando as escrituras juntos, fortalecendo uns aos outros e aqueles novos que foram agregados a família pelo senhor do corpo..
Podemos nos reunir uma vez por semana, duas, tres ou mais, ou todos os dias conforme nossos primeiros irmãos no primeiro século, porém  fica conforme a disponibilidade, sabendo que  se somos corpo, não podemos viver isolados,  distantes uns dos outros...
Podemos usar ternos, clerical, jeans e camisa polo,  podemos usar  saias compridas, cabelos compridos,  calças  e blusas  um pouco mais decotadas, podemos ter pre-lúdio-, inter-ludio e pós ludio, podemos  cantar muito alto com  instrumentos de barulho, ou não cantarmos e ficarmos em silêncio, podemos colocar os bancos um atrás do outro, ou  as cadeias  ao redor uma  das outras, podemos ter um só falando lá na frente, ou  muitos compartilhando do dia a dia a da semana, podemos ter uma estrutura física muito bonita, muito grande,  com um interior charmoso, espaçoso, confortável, ou podemos nos reunir em uma casa, com goteiras,  mal cheiro, ou ainda podemos nos reunir na rua
Queridos, a forma, e o local que nos reunirmos, onde nos encontramos não  tem muita importância, se estamos em Cristo andando parecido com Ele no dia a dia como AMOR AMBULANTE e fruitificando em nossa sociedade..
Podemos ter várias casas se encontrando durante a semana e no domingo/sábado a família que é um só corpo se reune para comer juntos, pasear juntos , cantar juntos..
Podemos ser e usar a terminologia que quisermos, por exemplo eu, ricardo brunet uso o nome de "projeto amor", pode-se  usar o nome de "igreja simples, igreja  emergente, igreja nos lares, igreja nos templos, igreja reunidos sem nome, igreja de jesus, igreja em casa,  projeto vida, projeto sem teto,  unidos no amor,  unidade e fé,  grupos pequenos, grupos menores, grupos unidos, unidade em cristo, presbiteriana,  batista, pentencostal,  congregacional,  nova vida, vida nova, projeto, comunidades...e tantos outros que cada querido irmão/ã sentiu que seria a boa forma de se expressar na comunidade , sem problemas,  que legal, sabendo que tudo tem seu valor quando o fazemos como Corpo de Cristo, isso é só define e expressa corpo de Cristo se formos corpo de cristo e estivermos nÊle ele em nós, em nosso dia a dia, juntos uns com os outros..
Gostaria também de aproveitar e sugerir aos nossos tão queridos irmãos espalhados em todo esse imenso país, que se reunem de diversas formas, como um só corpo, que se mantenham abertos, simples, e amorosos, e que não  chamem para si  o MODÊLO de ser igreja em detrimento de outros que se reunem diferente  e se expressam diferentemente de você..
Somo UM SÓ CORPO ou  não, porém se somos, TODOS ESTAMOS  CORRETOS, todos temos um só SENHORe um só AMOR...
Vamos fortalecer uns aos outros, servir uns aos outros, ser suporte uns dos outros, compreender uns aos outros em seus limites, vamos cooperar uns com os outros para o crescimento sadio e equilibrado do CORPO, no limite de um dos membros podemos ser sua força..
Como membro do CORPO, estando reunidos ou não, em casas, nos templos,  ou em qualquer lugar, sejamos AMOR AMBULANTE, pois tudo  vai passar, e a unica coisa que vai permanecer é o AMOR , pois o AMOR nunca acaba.
Não queiramos ser os  construtores  da igreja, esse é o papel de nosso Senhor e Mestre..Eu Construirei minha IGREJA, e que bom que já sabemos, que Ele está falando de pessoas,  que caminham em sua sociedade semelhantes a Ele mesmo...E as portas da competição, do orgulho, da arrogância, do isolamento, da fama,  da mentira,  das diversas interpretações equivocadas e distorcidas do propósito de Deus, não  prevalecerão contra ti, a IGREJA..
UMA BOA NOTÍCIA!!!!!! NOSSO SENHOR JESUS NÃOPERDEU O RUMO,  ELE CONTINUA TRABALHANDO PARA NOS EDIFICAR E AGORA ELE NOS DIZ: EDIFICAI-VOS UNS AOS OUTROS EM AMOR.......




pelos vínculos do calvário

ricardo brunet

 

Um comentário:

  1. Sabendo Isso...

    Ef..1:22-23 - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como CABEÇA da igreja, que é o seu CORPO, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos..

    ResponderExcluir